O ensino constituí-se num caminho para a aquisição do conhecimento, de forma organizada, intencionada por alguém. A organização e a intenção são direcionadas por objetivos, pelo que se pretende que seja aprendido. Para que o ensino ocorra é necessário que: tenha-se a intenção de proporcionar o aprendizado; a estrutura cognitiva do aluno seja atendida, isto conhecimentos anteriores devem ser considerados. Seja indicado ou apresentado o que deve ser aprendido, de acordo com a estrutura cognitiva do aluno.

 

Teoria David ausubel

A aprendizagem significativa é a conceituação mais importante na metodologia de David AUSUBEL, cuja ideia central é a de que o mais importante é aquilo que o aprendiz já sabe.

Segundo AUSUBEL (1980), a aprendizagem significativa ocorre quando o individuo estabelece significados entre as novas ideias e as suas já existentes. Para que isso realmente ocorra é preciso a apresentação de um material potencialmente significativo, ou que apresente possibilidades do indivíduo estabelecer relações aos aspectos relevantes de sua estrutura, e que este esteja disposto a estabelecer tais relações. No entanto, se uma proposição é logicamente significativa, mas o material não é significativo, a aprendizagem também será automática (memorização).

Portanto, para que ocorra o processo da aprendizagem significativa é fundamental que o aluno “traduza” de um nível abstrato a outro, de uma forma realizada simbolicamente a outra, de uma forma verbal a outra.

Teoria Piaget

A conceituação básica da teoria de Piaget consiste na assimilação, acomodação, adaptação e também equilibração. Na fase da assimilação caracteriza o fato de que é do indivíduo a iniciativa de se inteirar com o meio onde está inserido. Portanto, ele acaba construindo esquemas mentais de assimilação para posteriormente, abordar a realidade.

Para esse autor, os esquemas de assimilação proposto em seu método, não conseguem assimilar determinada situação específica, devido, o organismo (mente) desistir ou se modificar nesse processo. Dessa forma, no caso de haver modificação, também ocorrerá a acomodação, resultando na reestruturação da estrutura cognitiva. Nessa abordagem, fica claro que se o meio não apresentar problemas ou dificuldades, a mente acabará assimilando o conteúdo didático com mais facilidade, haverá uma aprendizagem significativa.

Teoria Carl Rogers

Para Carl Roger toda a fundamentação da aprendizagem significativa emerge basicamente de maneira importante nos trabalhos realizados por ele na Psicologia na Corrente Humanista. A abordagem humanista foi gradativamente sendo abordada na psicologia como uma resposta que se opunha aos modelos comportamentalista e psicanalítico, utilizados para explicar o comportamento. O Psicólogo criticou de forma severa a corrente behaviorista enfocada como determinista, ressaltada no reforço do comportamento ao estímulo-resposta, como extremamente dependente das pesquisas com animais, também criticou a teoria psicanalítica ou psicodinâmica, por também apresentar aspectos deterministas, enfocando o pensamento e o comportamento humano.

Conclusão

O professor atualmente não deve ser só um agente de transmissão de informação, um sujeito que possui o conhecimento. O professor ideal é aquele que é um coordenador que possibilita a pesquisa do conhecimento, que seja um criador de ambiente que permita ao aluno ser crítico, político e criativo frente à realidade, possibilitando que o processo educativo seja feito através do descobrimento, do conhecimento, recorrendo à observação, à análise e à interiorização.

O professor deve ser capaz de provocar questionamentos, reflexões e desafios para seus alunos, assim como estar aberto às novas experiências e à reflexão a partir dos interesses e dos questionamentos dos seus alunos.

REFERÊNCIAS

AUSUBEL, P. D. et al. Psicologia Educacional. Tradução Eva Nik. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

ROGERS, C. ______. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973

RONCA, A .C.C. Aprendizagem significativa. In: PENTEADO, W.M.A . (Org). Psicologia e Ensino, 1980.

[starbox]