O processo de alfabetização na educação infantil é bastante dinâmico, contudo, deve estar de acordo com o desenvolvimento intelectual de cada criança.

Na fase de alfabetização, as crianças estão dispostas a todo tipo de aprendizagem, estão em constante movimentação e ao mesmo tempo mudam muito rapidamente seu foco de interesse. Isso dificulta a atuação do professor e podem se perder importantes habilidades a serem construídas.

Dessa forma, se o professor utilizar de jogos e brincadeiras que ajudem a fortalecer o processo de alfabetização, ele poderá otimizar o trabalho aproveitando a fase de interesse das crianças.

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

A utilização de jogos pedagógicos na educação é uma ferramenta bastante utilizada pelas escolas, porque permite o desenvolvimento de importantes habilidades, inclusive na disciplina de matemática.

Nessa disciplina pode-se trabalhar com jogos pedagógicos, aplicando atividades com Blocos lógicos, com a finalidade de desenvolver nos alunos a coordenação viso-motora, como também aspectos relacionados ao espaço temporal, classificação, atenção, concentração, oralidade, construção de conceituações relacionadas aos número, no qual eles possam identificar e fixar formas geométricas. Com esses jogos pedagógicos, o professor pode propor aos alunos que manipulem inicialmente os blocos, e posteriormente, vão descrevendo cada forma de acordo com cores, tamanhos, espessuras, e possam fazer a construção de peças com objetos, com os quais possam brincar livremente.

Os Referenciais Curriculares Nacionais caracterizam:

O desenvolvimento da criança ao brincar e empilhar os blocos lógicos, na brincadeira de empilhar e depois derrubar, construir e destruir, dando a criança o prazer de descobrir que pode fazer as coisas acontecerem ao seu redor, ou seja, que ela tem o controle da situação. Já o brincar com telefoninho, ela exercita conversas imaginárias e amigos imaginários. Nas peças de encaixe de diversos modelos, estimular a coordenação motora, faz a criança diferenciar formas e tamanhos e a concentração. (1998, p. 216).

Jogo das Peças Blocos Lógicos:

Com esse jogo, o professor deve deixar os alunos manusearem os blocos lógicos, para que eles percebam: cores, formas, tamanhos.

Depois, dispor os mesmos no centro do chão na sala, onde cada criança deverá colocar sua peça escolhida no chão, formando uma seqüência explicando as características encontrada na peça anterior: Se é igual ou diferente da sua peça.

Nestes jogos pode haver boa participação, onde todos possam falar de sua peça, ou seja, as características de seu desenho, formato.

Essas atividades mostram a exploração das peças como: formas, cores, espessuras classificação, seriação, e seqüência lógica.

ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

Atividades de Matemáticas

Atividades de Matemática

FONTE: https://www.google.com.br/search?q=atividades+de+matemática+com+jogos+para+imprimir&hl .

JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO (IARA MEDEIROS)

Jogos para Imprimir

Jogos para Alfabetização

FONTE: http://matosmedeiros.blogspot.com.br/

TEXTOS PARA ALFABETIZAR

Na disciplina de português, o professor pode utilizar como metodologia os jogos das sílabas para alfabetizar, com o objetivo de trabalhar o alfabeto, percepção de sílabas na escrita, separação de sílabas, leitura, adição, atenção, memória, raciocínio e coordenação viso-motora.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a educação infantil. São Paulo : Pioneira 1998 LOPES, M da G.

Jogos na educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2. a ed; 1999.
JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO (IARA MEDEIROS)
FONTE: http://matosmedeiros.blogspot.com.br/

[starbox]